MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

terça-feira, setembro 25, 2012

CGD: privatização JÁ!

O ano passado, a CGD apresentou prejuízos superiores a 400 milhões de euros. Este ano a coisa vai por idêntico caminho. Chegou a hora de privatizar este albergue de luxo de ex-ministros do Bloco Central (leia-se PSD, PS e CDS-PP).

1 comentário:

menvp disse...

ahahahahah!!!! Querem comer-nos por parvos!!!
-> Embora possa apresentar prejuízos... também vai apresentando lucros: leia-se, não é um negócio 'madoffiano' (um ex: BPN), vai funcionando de forma regular...



ANEXO:
TIVERAM DE AMOCHAR!
.
Quiseram introduzir taxas em cada levantamento multibanco... todavia, no entanto, o banco público C.G.D. apresentava lucros sem ser necessário mais uma taxa... quem queria introduzir mais uma taxa teve de amochar!
.
.
UMA 'ALMOFADA': Para além de questões de Soberania... e para além de questões de oligopólios cartelizados... o Estado tem de ter uma presença muito forte nas «actividades de primeira necessidade»... visto que... tal presença pode ser utilizada como uma 'almofada' numa fase de recessão!
Um exemplo: uma GALP pública poderia continuar a ter lucro praticando preços moderados (um claro incentivo à retoma económica)... pelo contrário, uma GALP privada procura compensar uma diminuição da quantidade de mercadoria vendida, aumentando a margem de lucro [veja-se a roubalheira do preço da gasolina nos últimos tempos (nota: Portugal tem a terceira gasolina mais cara da Europa antes de impostos); obs: um produto de primeira necessidade]... o que por sua vez... dificulta a retoma económica.
.
.
CONCLUINDO: Não há necessidade do Estado possuir negócios do tipo cafés (etc), porque é fácil a um privado quebrar uma cartelização... agora, em produtos de primeira necessidade - que implicam um investimento inicial de muitos milhões - só a CONCORRÊNCIA de empresas públicas é que permitirá combater eficazmente a cartelização privada.