MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

quinta-feira, outubro 03, 2019

DIOGO FREITAS DO AMARAL

«Tem a seu crédito o facto de ter sido o primeiro governante a quebrar, em devido tempo, o silêncio vergonhoso do Governo de José Sócrates: «Há dados que mostram que determinados aviões suspeitos passaram com muita frequência por Portugal num período largo». (“Freitas do Amaral confirma voos da CIA em Portugal“. In “Diário Económico” de 5 de Setembro de 2006)
Face aos indícios conhecidos, condimentados por mais esta ‘pérola’, não deixa de ser curioso que o governo de Portugal nunca tenha exigido explicações ou apresentado um protesto formal por tal comportamento de um Aliado tão importante. Por que será?
Estou convencido que toda esta ‘embrulhada’ terá pesado na decisão do então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros se afastar do Governo de José Sócrates, alegando cansaço e motivos de saúde. A divulgação da conversa com Condoleezza Rice diz tudo sobre a forma como Freitas do Amaral se deve ter sentido usado por ambas as partes. Fiquei com a sensação, depois de ter falado com ele, ao telefone, a partir de Bruxelas, que estava farto».
Excerto do livro "Voos 'Secretos' CIA - Nos Bastidores da Vergonha". Cascais, Exclusivo edições. 2009.

Sem comentários: