MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

sexta-feira, abril 21, 2006

Da inabilidade ao choradinho

Cavaco Silva, na qualidade de Presidente da República e de Comandante Supremo das Forças Armadas, escolheu a Bósnia-Herzegovina como destino da sua primeira visita oficial ao continente europeu.


As considerações de apoio às missões internacionais das Forças Armadas portuguesas, num tempo de grande crise e aperto nas contas públicas, não podiam ser mais contraproducentes. O Chefe de Estado subestima a crise sentida no dia-a-dia dos portugueses. Quem está no desemprego, não tem dinheiro para pagar uma operação a um familiar ou sobrevive no limiar da pobreza não compreende de todo o discurso presidencial.
Vinte e quatro horas depois destas afirmações, Cavaco Silva lembrou-se que ainda existe outra questão que não considerou devidamente no momento das primeiras declarações: a crise nas Forças Armadas, que já deu origem a manifestações inéditas.
Cavaco Silva teve de recuar um pouco para afirmar que a resolução dos problemas financeiros de Portugal tem de envolver todos os sectores, mas acabou por salientar que existe compreensão das chefias militares para colaborar nessa tarefa. Ora, mais uma vez, Cavaco Silva revelou uma total inabilidade política, pois os movimentos de contestação têm sido levados a cabo pelas patentes mais baixas e intermédias. E para estes, nem uma palavra.
A desorientação do Presidente foi evidente. Talvez seja falta de traquejo. O que não foi lapso, certamente, é o aproveitamento da viagem para fazer demagogia e populismo. Ao confesasar ter sentido emoção por ter ouvido elogios aos militares portugueses, o Presidente não se equivocou. É o Cavaco Silva de sempre. Não mudou um milímetro. Infelizmente.

6 comentários:

Bart Simpson disse...

pois.
infelizmente.

Max Spencer-Dohner disse...

"escolheu a Bósnia-Herzegovina como destino da sua primeira visita oficial ao estrangeiro"

Só por curiosidade: ele já não tinha estado, oficialmente e como PR, na Cidade da Praia assistindo à tomada de posse do presidente de Cabo Verde?

Unknown disse...

Acho demasiado ácida e desproporcionada esta sua avaliação, tendo em conta que ainda mal começou o magistério presidencial...
Demagogia e populismo não seriam epítetos mais adequados para os megaprojectos da OTA e do TGV do que para uma área tão sensível como a defesa e segurança, que - mesmo em momentos de dificuldades económicas e financeiras - terá sempre que ter meios razoáveis?

www.odivademaquiavel.blogspot.com

Unknown disse...

Para max spencer dohner
obrigado por me chamar à atenção do lapso. Já está corrigido. É assim que se faz uma blogosfera melhor e mais responsável.

J. P. disse...

Caro Rui, não ligue!

Abraço

J. P. disse...

Caro Rui, não ligue!

Abraço