MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Cavaco Silva perdeu

A consagração da parlamentarização do regime democrático é um novo dado na política portuguesa. Por isso, hoje, é um dia histórico. José Sócrates e a maioria socialista conseguiram vergar Cavaco Silva, que saiu mal na fotografia ao levar ao extremo um conflito institucional sem estar preparado para dissolver a Assembleia da República. Atentas as suas palavras, - em que assumiu, claramente, a quebra da lealdade institucional e a interrupção do normal funcionamento das instituições -, é caso para poder dizer que o chefe de Estado só não dissolveu o Parlamento porque sabe que o PSD não está em condições de ir a jogo em eleições antecipadas. É um dos piores exemplos da actuação presidencial de que há memória desde o 25 de Abril.

2 comentários:

Pedro Viseu disse...

Só não percebo porque motivo sua Exª. o Presidente da Republica não pediu a fiscalização preventiva da norma, evitando assim o folclore com que nos presenteou e as dúvidas que entretanto surgiram sobre as suas efectivas e reais competências.
Está-se mesmo a ver que o seu objectivo é claramente político e demonstrativo das pressões a que tem estado sujeito por aqueles que, sem poder, estão perdidos na democracia.

bA disse...

cada povo tem o que merece: maus politicos, mau parlamento, mau governo, mau Estado, e como várias desgraças não vêm sós , mau presidente. esperemos que 2009, tenha piedade de nós. Votos de Bom Ano