MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

quinta-feira, junho 07, 2007

A quem pertence?

” Não há consenso técnico possível sobre a melhor localização para o novo aeroporto. A afirmação, feita ontem por Mário Lino no Parlamento, resume o problema. A Ota é uma questão e uma opção política. E para acabar de vez com a discussão só há uma forma: tomar a decisão e assumi-la. Politicamente. Com os custos e benefícios inerentes.
A discussão alargada pedida por Cavaco Silva está condenada. Já se percebeu que há prós e contras sobre a localização na Ota, argumentos a favor e contra a Margem Sul. Os estudos e relatórios técnicos feitos nos últimos 20 anos são mais que suficientes e dispensam que se empenhem mais verbas e mais especialistas, com a consequente demora em elaborar novas listas de acordo com a opinião da entidade que os solicitou. A única coisa que faz sentido é compilar toda a informação existente e apresentá-la: não só ao Presidente, mas ao País. De forma clara, resumida e perceptível. E não, como está a acontecer, usar parte dos dados, a gosto, como arma de arremesso entre o partido do Governo e os da oposição.
O que interessa é esclarecer os portugueses de forma a que se a questão da localização do aeroporto fosse a referendo eles não tivessem qualquer dúvida ao votar. Se o caso se colocasse agora, a Ota seria, seguramente, chumbada. E não por tecnicamente ser a pior opção. Apenas porque só foi discutida no plano político. Algo por que os portugueses não se interessam. “


O artigo foi escrito por:
A) José Sócrates
B) Pedro Silva Pereira
C) Renato Sampaio
D) Anónimo
E) Autor não identificado

(Resposta dentro de momentos)

Sem comentários: