MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

domingo, julho 30, 2006

Crónicas do Sistema (III)



A situação que se vive na Câmara de Lisboa mais parece um grande charco onde cabem todos: políticos, construtores e promotores imobiliários.



BASTA, SENHOR PRESIDENTE

A recomendação da Provedoria de Justiça sobre um empreendimento na avenida Infante Santo, em Lisboa, é arrasadora para Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa.

Nos últimos meses, a gestão do autarca tem sido sistematicamente posta em causa por inicativas de vereadores da oposição, algumas das quais já deram origem a participações criminais e queixas administrativas. A principal câmara do país não pode viver na iminência da perda de mandato do seu presidente. Há limites para o combate político, mas também há limites para a suspeita de corrupção, favorecimento e abuso de poder que está a enlamear a Câmara de Lisboa.

As autoridades judiciárias não podem fazer de conta que não se está a passar nada. E têm de colocar um ponto final na lógica do facto consumado que tem alimentado todas as negociatas urbanísticas e imobiliárias por esse país fora. Viola-se a lei, arranca-se com o empreendimento e depois, passados alguns anos, as autarquias e o Estado já não têm dinheiro para fazer marcha-atrás, concedendo um prémio a todo o tipo de diatribes impensáveis.

A iniciativa parlamentar de João Cravinho, deputado do PS, que apresentou uma série de medidas para combater a corrupção, não deve ser suficiente para apaziguar as consciências dos governantes e da oposição. É tempo de acabar com esta impunidade.

1 comentário:

José Carlos Mendes disse...

Talvez valha a pena entrar pelo
http://lisboalisboa.blogspot.com
adentro e verificar a polémica em torno desta e de outras matérias...
e a violência dos embates políticos que por ali reina...