MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

domingo, julho 16, 2006

Crónicas do Sistema (I)





A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, devia ter vergonha política na cara antes de voltar a falar sobre os professores.







POUCA CONVERSA E MAIS RESULTADOS

A forma displicente como Maria de Lurdes Rodrigues mandou anunciar a repetição de exames nacionais é chocante e contrasta com a arrogância com que tem tratado os professores.
O Ministério da Educação justifica a decisão com o facto de os alunos terem alcançado nestes dois exames um “valor médio relativamente baixo e muito inferior ao verificado no ano passado”.
É demais!
Onde está a cultura de rigor e de exigência que a ministra da Educação tem apregoado desde que tomou posse? Sua Excelência, os seus serviços e o seu gabinete estão isentos de responsabilidades por decreto e a título excepcional?
Será que a culpa é dos professores, sindicalistas e da oposição, que se reuniram secretamente numa grande conspiração para alterar os textos dos exames?
Por amor de Deus!
Um pouco de humildade e de dignidade política não faziam mal nenhum.
Pouca conversa e mais resultados deveria ser o lema da ministra da Educação. Mas para isso seria precisa muita mais coragem política do que insultar sistematicamente os bons e os maus professores e sindicalistas.
Depois de algumas medidas pontuais, o que não lhes retira legitimidade e utilidade, onde estão as grandes reformas no sector da Educação?
Os portugueses continuam à espera do anúncio da redução da despesa no Ministério da Educação, de forma a liquidar o “MONSTRO” que continua a sugar recursos incríveis.
Há um responsável politico pelos erros inadmissíveis em alguns exames nacionais do 12º ano: chama-se Maria de Lurdes Rodrigues.
Os professores e os alunos merecem um pedido de desculpas.

3 comentários:

Anónimo disse...

subscrevo totalmente!

Nilson Barcelli disse...

Quer dizer, os professores, em média, são melhores que a ministra...

Os exames estavam bem feitos?
Foi ela quem os fez?

Sardanisca disse...

O Hugo Chavez também tem legitimidade para governar e vê-se a merda que tem feito na Venezuela.
O Evo Morales também.Merda que chegue.Não é demagogia nem ser totalmente anti.A nossa Ministra da Educação fez merda e tem dificuldade em reconhecê-lo.
A repetição de exames é o apogeu de uma cultura de incompetência que grassa no M.Educação,com dificuldade em admitir erros(as desculpas não se pedem,evitam-se) e arrogância gerada pela falta de ideias que baste.
No que concerne à repetição dos exames,não acha que os alunos de Química da 2ª fase saem lesados pelo facto da oportunidade extra dada aos que estudaram pelo novo,caro ziperlino?
Ah,gostei bastante das propostas que faz para melhorar o estado da coisa.
A irritação que denota no seu comentário faz-me desconfiar...