MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

terça-feira, fevereiro 28, 2006

O regresso do futebol às origens

A demissão de Florentino Pérez da presidência do Real Madrid é o primeiro sinal de que os clubes de futebol são muito mais do que um exercício financeiro, um amontoado de jogadores galáticos e um conjunto de acções de marketing publicitário. A partir de agora, tudo vai ser diferente na gestão do futebol mundial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao consigo perceber esta conversa do regresso às origens... o real madrid tinha um modelo de único de gestão no futebol. Recordo que a estratégia do RM não era apenas ter uma equipa de super-estrelas. era um pouco mais complexo:

- TODAS as épocas adquirir um "galáctico", jogador reconhecido internacionalmente e de grande capacidade

- eliminar custos atraves da reduçao do plantel para um nucleo de 6/7 "galaticos", 6/7 jogadores de qualidade intermedia, alguns provenientes da formaçao

- completar lacunas com 6/7 jogadores muito jovens da formaçao.

A imprensa espanhola chamava a esta ideia "juntar Zidanes e Pavones". De acordo com a sua dimensão historica e poder financeiro, esta estrategia produziu resultados desportivos e financeiros, mas acaba em fracasso há muito anunciado.
Não vejo mais nenhum clube no mundo que tenha sido evidentemente influenciado por este modelo. Barça, Milan, Man.Utd, Inter, etc tem mais coisa menos coisa, estratégias comuns de gestao de futebol. A excepçao talvez pudesse ser o Chelsea de Ranieri, mas apenas duas épocas de gasto astronómicos em compra de bons, mas não consagrados jogadores, não me parece o bem o mesmo.

Este post revela é que infelizmente, há pessoas de vistas curtas que fazem "análises" sobre tudo e mais alguma coisa, falando com a autoridade e a sabedoria de um iluminado. É triste.
Mas o pior é que estas pessoas são pagas para o fazer...