MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

segunda-feira, abril 12, 2010

Além de Cidinha Dantas

«O PEC é a factura que vamos pagar por anos e anos de saque organizado e contínuo dos recursos públicos, por uma vasta quadrilha pluripartidária que vive de comissões, subornos e tráfico de influências. As derrapagens, sempre as derrapagens...».
A afirmação não é de Cidinha Dantas, a deputada brasileira que fez as delicias da RTP e da generalidade dos internautas que a vêem no You Tube. O excerto pertence a uma das mais brilhantes crónicas de José Luís Saldanha Sanches, no "Expresso", intitulada "Os equívocos de Alegre". Em Portugal, não nos podemos queixar de falta de vozes claras – e, felizmente, sem folclore – contra a corrupção.
E, já agora, fica o fim do texto: «(...) Por isso, para Alegre a opção é clara: ou procura o apoio das quadrilhas que nos roubam impunemente, ou guarda um silêncio cúmplice e envergonhado a troco de meia dúzia de votos, ou toma sobre a corrupção uma posição digna e inequívoca».

2 comentários:

Anónimo disse...

O maior problema de Saldanha Sanches é a falta de credibilidade. Dois exemplos entre muitos:
1.º - Quando o PS o chamou para conselheiro, ou mandatário, ou coisa parecida, do seu candidato à Câmara de Lisboa nas últimas eleições autárquicas, António Costa, lá foi Saldanha Sanches, obediente, subserviente, servir aquilo que agora designa por quadrilha;
2.º - Quando o então secretário-geral do mesmo PS - logo, nas palavras de Saldanha Sanches, o chefe da quadrilha - foi mencionado no processo Casa Pia, que ainda estava em segredo de justiça, o Saldanha Sanches teve conhecimento desse facto (nem posso imaginar como...). Que faz o nosso impoluto Saldanha, segundo o próprio Ferro Rodrigues declarou depois? Corre a solicitar uma reunião com o chefe da tal quadrilha, vai à sede da mesma quadrilha, no Largo do Rato, e avisa o dito chefe da dita quadrilha que tinha sido mencionado o seu nome no processo Casa Pia. Além do mais, isto é crime.
Portanto, Saldanha Sanches não tem autoridade moral para passar a vida a atirar pedras aos telhados dos outros. Por muita razão que tenha naquilo que diz, não pode agora pôr-se de fora. Ele faz parte daquilo que critica.

Anónimo disse...

Ligação para uma notícia referente ao 2.º caso que mencionei no comentário anterior:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=72416&dossier=Casa%20Pia

Que eu saiba, Saldanha Sanches nunca desmentiu Ferro Rodrigues e muito menos o meteu em tribunal por difamação ou outro crime.