MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

sexta-feira, julho 18, 2008

VERGONHA

As declarações de José Sócrates, em Angola, são um insulto ao povo angolano e uma afronta ao povo português.
As reacções não deixam margem para quaisquer dúvidas:

Quero que o Governo de Angola saiba que temos confiança no povo angolano, que temos confiança em Angola, temos confiança no Governo angolano e no trabalho que tem desenvolvido", que tem "permitido que Angola tenha hoje um prestígio internacional, que tenha subido na consciência internacional e que seja hoje um dos países mais falados e mais reputados". José Sócrates, em Angola.
Esta declaração é uma vergonha para Portugal.


Lamento que o 1º ministro do meu país chegue a Angola e profira esta frase: «É um prazer poder assistir a um país com dinamismo, vibração, com entusiasmo e com consciência do seu futuro.» É mais do que um lamento. É vergonha.

Há dois meses atrás, na sequência das declarações de Bob Geldof, conseguiu gerar-se algum debate sobre os sérios problemas do governo angolano. Sócrates demonstra agora preferir uma política de elogio rasgado... É triste. (...) Como é natural, não esperamos que o primeiro-ministro português vá a Angola apontar o dedo ao Governo do país sobre a corrupção, sobre o desrespeito dos direitos humanos, sobre a falta de democracia. A diplomacia não se faz assim. Mas também não se faz elogiando o trabalho económico desenvolvido por um governo sem legitimidade democrática. Um governo com um currículo nada invejável. É muito grave que Sócrates se tenha desmanchado neste tipo de elogios que assumem um carácter incontornavelmente político. É muito grave, é lamentável, é vergonhoso...

Sem comentários: