MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

domingo, setembro 03, 2006

Crónicas do Sistema (VIII)


Face a uma maioria cada vez mais autista, em que o chefe do governo acumula a liderança do partido, as manifestaçóes de rua ainda são o espaço possível para fazer oposição




O regresso da militância

O chefe do governo já não consegue apanhar um único português desprevenido. O perfil, o estilo e a acção de José Sócrates são cada vez mais evidentes.

Tal como nas ditaduras, disfarçadas de regimes democráticos, de Cuba a África, sem esquecer a Rússia, José Sócrates entende que a liderança do aparelho do maior partido deve ser acumulada com a chefia do governo.

Não é uma surpresa, mas é a confirmação de mais um sinal preocupante.

Depois de ter obtido a maioria absoluta e de ter remodelado os principais organismos de controlo, numa das mais descaradas acções governamentais, a escandalosa saga dos números do desemprego, em que duas instituições públicas se afundam no descrédito, é apenas mais num exemplo da saúde da democracia portuguesa.

Não é de espantar o regresso das marchas de protesto organizadas pelo Bloco de Esquerda ou, na versão mais conservadora, a divulgação de manifestos, como o que apresentou Manuel Monteiro para a direita.

Esmagada pela maioria absoluta, a verdadeira oposição apenas pode contar com a militância política para fazer ouvir a sua voz.

Sem comentários: