MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

quinta-feira, abril 27, 2006

Debate mensal: desplante

A sustentabilidade da Segurança Social é uma escolha acertada. De facto, o desastre que se vive na Justiça, o desnorte na Saúde, o caos das Finanças Públicas, a morte lenta da Economia, a catástofre do desemprego, a grave crise energética e a desesperante divergência com os países da Zona Euro são matérias que estão ao mesmo nível da (in)sustentabilidade da Segurança Social.
Tantas palavras e cálculos provisórios para dizer o óbvio: o governo vai dar mais uma cacetada nas pensões dos portugueses.
Tantas desculpas para assumir o que todos os portugueses já perceberam: o Estado não vai cumprir o que prometeu a quem trabalhou uma vida inteira na expectativa de ter uma velhice tranquila.
Tanta transparência para justificar a anexação de um estudo sobre a Segurança Social no Orçamento de Estado, enquanto outros estudos e projectos continuam na gaveta.
Salve-se uma promessa eleitoral: o governo não vai aumentar a idade da reforma.
Marques Mendes, o líder do maior partido da oposição, esteve bem. Foi directo ao assunto: José Sócrates devia ter pedido desculpas por um início de mandato falhado. Só lhe faltou dizer que não se restaura a confiança com a propaganda e a ficção.

Sem comentários: